domingo, 8 de junho de 2008

Por que AUTOGESTÃO? - I




Imaginamos que muitos se perguntam "por que autogestão?". E temos a certeza de que sua maioria nunca ouviu falar nesta maneira de se organizar. Mas calma, a proposta é mesmo que venhamos a aprender,tanto pela teoria quanto pela prática!

Muitos grupos de esquerda menosprezam a proposta autogestionária pois a consideram como inviável. Claro que a autogetão é algo inviável àqueles que acreditam que a centralização é capaz de solucionar os problemas, pois a autogestão prevê o contrário disso, a autogestão prevê a descentralidade do poder encontrando a solução nas próprias pessoas que pertencem ao espaço a ser gerido. Em outras palavras, para a autogestão a solução está no poder de ação de todas as pessoas; já para a gestão a solução está no poder de ação de algumas pessoas.

Mas vemos que esta última idéia é fato ilusório. Na nossa sociedade lidamos com a questão do processo eleitoral, escolhendo aqueles que melhor nos representarão. O que vemos, ao fim, é que não adianta o grupo que escolhemos o resultado é sempre o mesmo: corrupção, estagnação e etc. Isso porque estamos lidando com espaços institucionais (como o Estado) em que questões como o poder, a centralidade, o statuos quo corta-os a todo momento. (Um outro exemplo de instituição? a Penitenciária!)
Se não temos articulação entre nós, que nos faça pessoas combativas e gestoras do nosso próprio espaço, não adianta colocarmos a pessoa mais boa do mundo para governar porque ele não agirá de acordo com a aprovação da totalidade, porque esta pessoa não é o coletivo!

Para gerirmos um espaço precisamos ter a noção economica desse espaço. O pensador alemão K.Marx já nos mostrava a idéia de que o plano da infraestrutura (meios de produção) indicariam a superestrutura (o plano da política, das idéias). Por isso que é importante que não só o poder político esteja na mão de todos, mas sim o poder econômico. (antes que se assustem, isso não significa que o dinheiro seria guardado por todo mundo, logo mais falamos da prática, ok?)

Tá aí a diferenciação feita muitas vezes entre autogestão e auto-organização:
A autogestão (auto=próprio; gestão=ação de dirigir) coloca a idéia de que nós próprios tivéssemos a ação de dirigir nosso espaço. Para isso precisaríamos nos auto-organizar. Ou seja, a autogestão é sempre a auto-organização; porém a auto-organização nem sempre é autogestão.
Alguns grupos de esquerda dizem que é preciso de uma Dirigência (leia-se neste caso número pequeno de pessoas que se consideram boas o suficiente para comandar os demais) para impulsionar a auto-organização dos demais. Por exemplo, o Dono do Mc donalds contrata gerentes para impulsionarem a maior produção de seus funcionários, mas quem cuida do dinheiro não são seus funcionários, é um grupo restrito.
Por mais que venham os discursos políticos belíssmos para defender a auto-organização por si mesma, o que combatemos é que essas falas são balelas que na verdade exprimem a falsa transferência de poder ao todo. Afinal de contas, se querem dar o poder ao todo...que seja dado logo!

Para não me estender muito neste momento, justifico o Por que autogestão com a seguinte resposta: Porque todos somos capazes de nos compreender como seres ativos desde que nos lutemos por essa possibilidade. Porque não é necessário falarem por nós, se sabemos ao certo o que queremos, o que desejamos. Porque eu "me organizando posso desorganizar, desorganizando posso me organizar".Além do que ,é bem mais firmeza não ser tratada como inferior a quem tem o poder e o statuos quo de "eu sou da gestão tal".


Por relações mais humanas, mais igualitárias. Por ações mais coletivistas na universidade, nos espaços dos trabalhadores, nos movimentos sociais...na vida!

...........................................Que tal começarmos por aqui?

Nenhum comentário: